Skip to content

A sabedoria dos provérbios chineses

26/03/2010

(Trabalho que nos foi enviado pela professora Fernanda Valente – LP2)

Na semana anterior ao Carnaval, a professora Teresa de Ciências Naturais deu-me a conhecer um artigo sobre alunos chineses em Portugal, publicado na revista Única. Conversámos um pouco, fiquei com a revista, li o artigo, analisei os provérbios chineses integrados com as alunas e solicitei que lessem o artigo na interrupção de Carnaval e me trouxessem seis provérbios chineses à sua escolha.

Quando regressaram, conversámos sobre o conteúdo do artigo, compararam experiências, costumes, tradições. Fiquei a saber que noventa por cento dos imigrantes que estão aqui são de Zhejiang, perto de Xangai, de onde as nossas alunas também são oriundas. Penso que os provérbios recolhidos foram bem escolhidos. Serviram-se da sua língua materna para melhor perceberem o conteúdo dos mesmos.

Provérbios chineses publicados na revista:

– “Quando eu vejo, eu esqueço. Quando eu escuto, eu recordo. Quando eu faço, eu compreendo.”

“Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”

“Uma única árvore não faz a floresta.”

Recolha das alunas Li e Qing do 7ºD :

1º “O fracasso é a mãe do sucesso.”

2º ”Bondade em balde é devolvida em barril.”

3º “O tempo que passas a rir é tempo que passas com os deuses.”

4º “Ser pedra é fácil, o difícil é ser vidraça.”

5º “Escava o poço antes que tenhas sede.”

6º “Temos uma boca e dois ouvidos, mas jamais nos comportamos proporcionalmente.”



One Comment leave one →
  1. Monica Pereira permalink
    21/04/2010 13:07

    Trabalho muito organizado e com novas sabedorias , parabens Li e Quing .
    Nunca vos esqueci.

Deixe uma Resposta

