Skip to content

Barrica de enguias de escabeche e vestígios fenícios com mais de 800 anos aparecem na Torreira após temporal.

01/04/2010

Ares da Ria tomou  conhecimento através do jornal japonês Tokyo Shimbun, que os dois reputados historiadores pertencentes à Universidade de Estudos Internacionais de Osaka, Dr. Otsuka e Dr. Watabei , e colaboradores do Canal História, estiveram na Murtosa na passada sexta-feira, para analisarem uma barrica de enguias de escabeche, em excelente estado de conservação do tempo dos fenícios, logo após a formação da Ria de Aveiro, por volta do século X.

Este achado, que poderá ter mais de 800 anos, apareceu preso numa rede de pesca de um pescador local, após o temporal que se abateu no distrito de Aveiro, em Fevereiro e que fez transbordar o leito da Ria.. Após a descida das águas, ficaram a descoberto ainda os alicerces do que se pensa ser a primeira fábrica artesanal de conserva de enguias do mundo.

Isto vem reforçar a tese de que ainda antes da formação do condado portucalense, a apanha da enguia, e a sua conservação era já uma prática habitual entre o povo que habitou no século XI a Peninsula Ibérica. Pensa-se que foram os Fenícios que introduziram essa prática na região, e a forma dos seus barcos estarão na origem do aparecimento do barco moliceiro.

Esta descoberta coloca a Murtosa na rota dos inúmeros historiadores e biólogos do mundo inteiro que se dedicam ao estudo da enguia, animal que Aristóteles julgava provir do âmago da terra.

Amanhã publicaremos uma entrevista em exclusivo que Ares da Ria conseguiu, através de email, com o Drº Osaka, que não pôs de parte a ideia da elaboração de um documentário para o Canal História sobre esta descoberta, o que seria excelente para o fomento do turismo local.

One Comment leave one →
  1. Vareiro de Gema permalink
    01/04/2010 01:51

    Os meus parabéns, está uma história espectacular, bem imaginada e escrita.
    Até ao próximo 1º de Abril.
    Abraço e cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: