Skip to content

Entrevista ao Professor Carlos Duarte

02/02/2011
tags:

A fim de conhecer o que pensam alguns elementos da escola, os alunos CEF-EI 1º ano fizeram uma entrevista ao professor Carlos Duarte de HSST e actual Director de Turma.

1-O que é que o levou a escolher esta profissão?

R: Aconteceu por acaso. Tinha chegado do Ultramar (Angola) e não tinha emprego. Como já estava formado, surgiu esta oportunidade. Ao fim de 30 anos de serviço penso que foi a melhor escolha.

2-Que aspectos positivos há na sua profissão? E negativos?

R: Aspectos positivos são as relações interpessoais com alunos, docentes e assistentes operacionais; aspectos negativos são falta de rigor e exigência para que os nossos jovens saiam do sistema educativo com a possibilidade de se integrarem na sociedade de pleno direito.

3-Como é que conseguiu o cargo?

R: Neste momento só sou professor com um cargo atribuído de director de turma. Este cargo ou função é de grande importância nas escolas, embora não lhe esteja a ser dado a devida atenção e importância.

4-O que é que espera desta escola?

R: Desta escola essencialmente desejo que os alunos encarem a escola como um espaço de estudo de novas aprendizagens, relacionamento interpessoal com todos os intervenientes de forma cívica e, ao mesmo tempo, como espaço de aprendizagem, como preparação para a vida.

5-O que é que gostaria de mudar nesta escola?

R: Essencialmente o relacionamento, disciplina e respeito.Com estes factores conjugados é possível modificar e alterar alguns comportamentos que não se devem verificar num espaço escolar.

6-Concorda com as regras estabelecidas nesta escola? Porque?

R: Não, não concordo. Devia ser estabelecido desde o início as normas e funcionamento que estão inscritos na Lei 39-2010 e no Regulamento Interno da escola, nomeadamente autoridade do professor, a responsabilidade dos pais e dos alunos.

7-O que é que pensa do Bullying na nossa escola?

R: Não sei se o bullying existe de forma clara. Se tal acontecer deveríamos denunciar estes factos. Os próprios visados e quem com eles convive deveria de forma veemente denunciar qualquer tipo de violência, seja física, psicológica etc. razão para a denúncia destes factos é para evitar futuras alterações das regras da sã convivência entre todos, já que no espaço escolar existe uma grande diferença de idades e formações pessoais.

8-Na sua opinião, o que leva certos alunos a abandonarem a escola? Será que é por os pais não terem possibilidades de pagar os livros? Ou porque não tem vontade de estudar?

R: O abandono escolar é complexo, porque tem a ver com falta de condições económicas; visão da família sobre a escola que não é muito clara; falta de interesse, responsabilidade pelas actividades escolares de alguns alunos que, não fazem o mínimo de esforço no investimento do seu bem-estar, formação que pode vir a criar oportunidades na sua vida familiar e profissional; outro aspecto, em meu entender, tem a ver com o que a escola também pode oferecer, o que acontece na nossa escola com os cursos profissionais e tecnológicos como os CEF, PCA e outros.

9-Que diferença nota entre a escola actual e a escola do seu tempo?

R: Existe uma grande diferença que, no meu entender, se deve à visão que se tem da vida diária, onde impera o facilitismo, a falta de rigor, a falta de responsabilidade, a falta de civismo. No entanto, a escola apesar destes contra-tempos, oferece mais oportunidades do que no meu tempo, conforme referi anteriormente. É pena a escola ser hoje encarada como um espaço de depósito de alunos que vão passar a maior parte do dia nesse local. É evidente que nem todos os que fazem parte da comunidade pensa e age desta forma.

Entrevista realizada pelos alunos do CEF – EI

Alfredo Cunha

Filipe Silva

Filipe Pais

Vítor Silva

(Enviado pela professora Fátima Rodrigues)

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: