Skip to content

Aproxima-se o final do 2º Período…

07/04/2011

Nota do Ares da Ria: Carta da Directora do Agrupamento de Escolas da Murtosa  para os delegados e subdelegados, mas que se poderá estender a toda a comunidade escolar.

 

“Caros delegados e subdelegados

Aproxima-se o final do 2º Período e consequentemente o início de um pequeno período de férias. Parece-me que os vossos resultados académicos não vão ser os desejáveis pois, das reuniões de avaliação intercalar, pude constatar que as menções de Não Satisfaz são demasiadas. Será importante que, nestas férias da Pascoa, vocês reflictam sobres estes resultados, assim como sobre a forma como alguns de vocês se comportam enquanto jovens e alunos.

Muitos alunos não fazem os trabalhos de casa e isso prejudica os resultados académicos;

Muitos professores manifestam que os alunos não prestam atenção às matérias porque mantêm conversas paralelas com colegas ou estão simplesmente distraídos;

Uma outra situação detectada é o facto de os alunos não levarem para a sala os materiais indispensáveis ao bom funcionamento das aulas;

Também acontecem situações de indisciplina, agressões físicas, faltas de respeito para com professores, funcionários e até colegas;

…… Eu já tive a vossa idade e muitas vezes também me apeteceu não estar concentrada e até faltar às aulas. No entanto, não o fazia porque sabia que quem ficava para trás na escola era eu e porque os meus familiares iriam ficar tristes com estas atitudes.

No inicio do ano lectivo falei com todos vocês, com os vossos encarregados de educação e até com funcionários, acerca da importância da EDUCAÇAO para a vida das pessoas. Na verdade, nós podemos ter professores muito dedicados, pais muito interessados mas, se os alunos não assumirem as suas responsabilidades, todo o esforço será em vão. Cada um dos alunos terá de assumir a responsabilidade da sua própria educação. Acredito que todos vocês têm algo em que são bons. Como disse Obama no seu discurso de abertura do ano lectivo “Todos vocês têm algo para oferecer”. Quem sabe se um dia um de vós não poderá ser um famoso escritor, ou investigador, ou empresário… Nunca o poderão saber se não desenvolverem competências e adquirirem conhecimento. Mas para isso e necessário ir à escola. E necessário aprender coisas. Mesmo aquelas que acham que não servem para nada. Aquilo que vocês vão fazer na vossa vida profissional depende da forma como entenderem a importância da educação.

Tudo aquilo que se aprende numa escola será útil para as vossas tomadas de decisão. A escola também contribui para o vosso desenvolvimento como seres humanos. Todas as aprendizagens que vocês fizerem contribuirão para um País Melhor. O futuro está nas vossas mãos. Eu sei que por vezes não e fácil ir para a escola, também já lá andei. Muitos de vós têm histórias de vida complexas, mas é por isso que aqui estamos todos. Para vos orientar… vos facultar ferramentas que permitam uma tomada de decisão assertiva. Esse caminho vai ter de ser escolhido por vós. Nada daquilo que pode estar a acontecer nas vossas vidas pessoais é desculpa para comportamentos inadequados neste espaço que se chama ESCOLA. Não há desculpas para: – serem mal educados com os vossos professores; – esquecerem-se do material necessário para as aulas; – faltarem às aulas sem justificação; – danificarem bens da escola; – faltarem ao respeito aos professores, funcionários ou colegas.

Muitos jovens da vossa idade fazem imensos sacrifícios para conseguirem ter acesso à escola. Uns porque têm que percorrer longas distâncias, outros porque os pais têm grandes dificuldades económicas, outros por doenças prolongadas…. enfim, existem situações que são verdadeiros entraves para muitos jovens. No entanto, são conhecidas situações de sucesso. Por exemplo, o Presidente dos Estados Unidos da América ficou sem o seu pai aos dois anos de idade e foi criado por uma mãe solteira que, e passo a citar “às vezes, sofria para pagar as contas e nem sempre podia dar as coisas que outras crianças tinham. Houve épocas em que eu me sentia solitário e desajustado”.No entanto, ele empenhou-se, trabalhou, lutou e aproveitou as oportunidades que lhe foram dadas. Hoje, ele é Presidente dos Estados Unidos da América.

Algumas das pessoas mais bem sucedidas do mundo também tiveram grandes dificuldades como muitos de vós; tal como vocês, eles também não gostavam de algumas disciplinas, nem de todos os colegas, nem de todos os professores ou funcionários. Mas isso não foi desculpa para desistir da escola, da vida, dos sonhos, deles mesmos. Nem sempre entendemos tudo aquilo que um professor explica, isso acontece com todos. Também aconteceu comigo. A diferença reside na forma como actuamos para ultrapassar as dificuldades. As dúvidas devem ser colocadas, sem medos, os trabalhos de casa são para serem realizados, os testes para se fazerem, sempre!!! Quanto ao bom carácter, esse deve ser o companheiro mais fiel de toda a vossa caminhada. Eu, estou a fazer a minha parte, tentando assegurar-vos uma mais e melhor educação e por isso espero o retorno, ou seja que vocês cumpram a vossa parte. Como? Com muito: trabalho, empenho, respeito, dedicação, responsabilidade, espírito de equipa, tolerância, camaradagem, sentido critico…. Aceito sugestões de melhoria para a nossa escola.

Como sabem, nunca deixei de ouvir um aluno, no entanto, deixarei de o ouvir a partir do momento em que esse aluno demonstre não merecer ser considerado como tal. Façam com que nos orgulhemos de vós, não nos decepcionem. Eu sei que vocês são capazes. Aproveitem estas férias para ler um livro, conversarem com os vossos pais, familiares, amigos. Apanhem sol e divirtam-se ao ar livre. Nestas férias, ponham de lado o computador, ele também precisa de férias. Organizem os vossos cadernos, revejam as matérias dadas, pois o próximo período é muito curto.

E para terminar, desejo-vos uma Páscoa muito Doce!”

A Directora do Agrupamento de Escolas da Murtosa

Ana Paula Santos

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: