Skip to content

Trilobites gigantes e “pedras parideiras” ensinam alunos

31/01/2012

Visita de estudo à Serra da Freita
No passado dia 9 de janeiro, as turmas dos 10.º e 11.º anos do curso de Ciências e Tecnologias realizaram a visita de estudo à Serra da Freita e Centro de Interpretação Geológica de Canelas, no Geoparque de Arouca. Esta atividade realizou-se no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A.
Pela manhã, os alunos visitaram o Centro de Interpretação Geológica de Canelas começando por assistir a um filme sobre os Invertebrados e ambientes da Era Paleozóica; visitar o Museu, onde puderam observar os exemplares fósseis mais emblemáticos que foram até à data extraídos das ardósias da pedreira, como as Trilobites Gigantes, e ainda observar a sala de transformação destas rochas.
Após o almoço, no Parque de Campismo do Merujal, os alunos efetuaram um percurso pedestre, desde a Frecha da Mizarela até à aldeia da Castanheira, conhecida pelas suas famosas “Pedras Parideiras”. Esta caminhada permitiu o contacto com diversos aspetos geológicos, tais como as paisagens graníticas e xistentas,  Marmitas de Gigante no rio Caima e, finalmente, o plutonito de Castanheira, vulgarmente denominado “Pedra Parideira”.
Os participantes tiveram a possibilidade de consolidar conhecimentos abordados nas aulas e ao mesmo tempo aproveitaram os momentos de convívio entre colegas e  professoras: Catarina Camilo, Emília Carrabau e Luíza Valério.

Manuela Valente – 10ºA

 

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: