Skip to content

Instantâneos da nossa escola – alunos do 8º ano entrevistam comunidade educativa (2ºparte)

02/12/2012

Nota prévia: publicamos hoje a segunda parte deste artigo.

Instantâneos da nossa escola – 2ªparte

Elementos da Direção e Professores

(P) Sendo diretora, deve ser muito ocupada. Consegue ter tempo disponível? E o que faz nesses tempos livres?

(R) Pois, é verdade, sou mesmo muito ocupada mas também tenho tempos livres, tenho que os encontrar, não é? Leio muito, gosto muito de ler e por isso é que eu também tento que a nossa biblioteca da escola tenha muitos livros e que vá ao encontro daquilo que vocês gostam de ler, portanto, seja uma biblioteca recheada. Também gosto de andar de bicicleta, de ir à praia, de ir ao cinema, de estar com a minha família, fazer festitas nas minhas gatas e passear e também gosto muito de não fazer nada! Também faço ginástica, agora.

(P) Quais acha que são as suas maiores dificuldades quando dá aulas?

(R) É gerir os comportamentos, porque hoje em dia os alunos não estão na escola para aprender, alguns alunos estão obrigados e como não estão na escola e na sala de aula para aprender nem sempre se portam bem. Se os alunos se portarem bem, as coisas correm bem.

(P) Considera que os alunos a respeitam?

(R) Nem sempre, a maior parte dos alunos acho que me respeita, eu às vezes estou lá fora, basta olharem para mim e sabem que não podem andar em cima da bicicleta, mas há uma situação ou outra que eu julgo que não me respeita. Alguns porque nem sabem sequer, outros nós passamos e dizem uma asneira, outros porque falam muito alto e isso para mim é uma falta de respeito, mas não, acham que é normal falar assim.

Ao longo da minha carreira não tive nenhuma situação que me deixasse marcada pela negativa, tirando uma direção de turma, e vocês sabem que o diretor de turma tem um papel muito importante perante os alunos e nós às vezes, como somos da direção, somos muito mais exigentes com os alunos e eles nem sempre gostam. Tive uma situação uma vez numa turma que achavam que, como professora, gostavam muito de mim e como diretora de turma não, porque achavam que eu não os defendia tanto. Por isso é que eu digo aos meus alunos: já não sou diretora de turma há uns anos e digo-lhes que o diretor de turma tem de ser exigente e eles às vezes não gostam.

(P) Acha que os professores de desporto têm boas condições para trabalhar? E o ginásio?

(R) Penso que têm ótimas condições, apesar da acústica do pavilhão e do piso poder ser outro, mas não se pode ter tudo.

(P) Como é a relação dos alunos desta escola com o desporto?

(R) Na generalidade, a disciplina de Educação Física é vista como uma atividade libertadora de stresse. De uma forma geral, temos alunos empenhados e com várias experiências de vida que permitem que tenham um bom desempenho motor.

(P) Na Bepamf, nota-se o interesse dos alunos pela leitura? E dos professores?

(R) Nota-se. Comparando com os últimos anos, tem havido um aumento gradual da utilização dos leitores. Também tem que se ter em conta que o número de alunos tem decrescido ao longo dos últimos anos. O que se verifica é que houve um aumento do número de leitores mas uma diminuição da média de livros por leitor. Os professores, em geral, leem menos e utilizam menos a biblioteca que os alunos.

(P) Para o futuro, quais são os seus desejos para a biblioteca?

(R) Desejaria não só que aumentasse o número de leitores como a utilização do fundo documental nas aulas. Gostaria também de poder fornecer tablets para os alunos terem acesso aos e-books, mas não há verba suficiente.

Alunos

(P) Na tua opinião, o que é ser bom aluno?

(R) Para mim, um bom aluno é aquele que está atento nas aulas, estuda regularmente, que cumpre todos os prazos e que sabe estar em muitos sítios.

(R) Um bom aluno é claro que é aquele que tira grandes notas mas também é aquele que cumpre prazos, que participa com qualidade, que está atento, não perturba a aula e que é assíduo e pontual.

(P) Qual a tua opinião sobre os professores desta escola?

(R) Eu penso que os professores desta escola são exigentes. Nesse aspeto acho que são bons porque assim pensam no futuro dos alunos, mas também acho que podiam, às vezes, ser menos exigentes.

(P) Achas que existe um bom relacionamento entre alunos e professores?

(R) Na maioria das vezes, acho que não. Surgem conflitos devido à diferença de idades, ou seja, muitos professores não entendem o lado dos alunos, o que leva a esses conflitos.

(P) Quais as qualidades que achas que a escola tem?

(R) Penso que esta escola tem boas instalações. Tem muitos serviços úteis aos alunos, o bufete, a papelaria e a biblioteca são alguns exemplos.

(R) As instalações e haver várias atividades em que os alunos podem andar.

(P) Quais os aspetos negativos da escola?

(R) Os cobertos apanham chuva e os horários são sobrecarregados.

(P) Gostas da cantina escolar? O que achas da comida?

(R) É muita confusão e tem pouco espaço para acolher tantos alunos. Nunca comi lá mas pelo que ouço falar a comida por vezes não é boa.

(P) O que achas mais importante para um bom convívio entre colegas?

(R) Amizade, delicadeza e atenção.

Ficámos a saber opiniões sobre vários aspetos da escola, por parte de pessoas com papéis diferentes nesta nossa comunidade. Também ficámos a compreender melhor o trabalho necessário para realizar uma entrevista, tanto na preparação como na redação final.

Gostaríamos de agradecer a disponibilidade e a colaboração a todos os que acederam a ser entrevistados.

Alunos do 8ºB e do 8ºC

No comments yet

Deixe uma Resposta

