Skip to content

Notícias do Clube de Inglês

02/12/2012

The English Club “Weaving in and out of stories” comes to life again!       

Tal como no ano transato, o clube pretende propiciar, através de histórias, a aquisição, compreensão e consolidação de novas aprendizagens, explorar conteúdos e temas recorrendo à dimensão lúdica, ajudar os alunos a colmatar dificuldades e lacunas sentidas na disciplina de Inglês utilizando estratégias e atividades que os possam motivar, envolver, responsabilizar e levar a cooperar com outros indo, de acordo com estes últimos aspetos, ao encontro de competências gerais expressas no Currículo Nacional do Ensino Básico, nomeadamente “Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa” e “Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns.” Pretende também “Contribuir para a formação integral das nossas crianças e adolescentes”, “Fomentar a interação entre as escolas dos vários ciclos e a articulação entre docentes dos diferentes níveis de ensino que integram o agrupamento” e auxiliar os alunos a “Aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a viver juntos”, objetivos gerais expressos no Projeto Educativo do Agrupamento.

As atividades levadas a cabo, no âmbito deste clube, têm início a montante com uma fina e depurada seleção de histórias e de estratégias adequadas à exploração das mesmas, as quais são, posteriormente, desenvolvidas conjuntamente com os alunos, através de múltiplas e dinâmicas atividades. Através deste manancial de atividades pretende-se, num primeiro momento, motivar os alunos para a história, auxiliá-los na sua exploração e, num período posterior, incentivá-los à proposta de (re)conto da história. Neste último estádio, os alunos são incentivados a dar sugestões, a propor alterações de reconstrução da história explorada, as quais são analisadas em grande grupo, visando a produção de um trabalho final, que poderá assumir os mais diversos contornos.

A equipa de docentes é formada pelas professoras Dália Baptista, Fernanda Valente e Isabel Santos, que desenvolvem as atividades com três grupos de alunos em sessões semanais, com a duração de 45 minutos, as quais têm lugar à 3ª feira, das 14: 30 às 15:15, à 6ª feira, das 15:30 às 16:15 e das 16:15 às 17:00.

O clube reiniciou a sua atividade há um mês e meio e relativamente à primeira história, “FRIGHT NIGHT”, de Janet e Allen Ahlberg, estão em preparação os trabalhos finais sugeridos pelos três grupos. O entusiasmo e empenho têm sido grandes!

See you soon!

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: