Skip to content

Recriação de narrativas tradicionais (2)

17/02/2013

contador

A carochinha

                Numa linda casinha, vivia a famosa Carochinha, que era muito verdinha, além de ser riquinha. Um dia decidiu pôr-se à janela a cantar:

– Quem quer, quem quer, casar com a Carochinha, que é muito rica além de ser bonitinha!

Nesse preciso momento apareceu o bode André e disse:

– Quero eu, quero eu!

– Tu não, tu tens um corno maior que o outro… – disse ela.

De seguida, continuou a cantar e apareceu o touro Zé e exclamou:

– Eu não me importaria!

– Mas importo-me eu, esses olhos azuis ficam-te lindamente mas com esse tom de pele avermelhado, ficas horrorosamente mal. Uhhh!!

Mais tarde aparece uma tartaruga-macho e disse-lhe, tropeçando numa pedra:

– Ouvi dizer que procuras um homem para a tua vida, será que esse homem posso ser eu?

– Tu não, és um trapalhão em pessoa. Ai, só me calham aberrações.

Ao pôr do sol, continuando ela a cantar, apareceu o poeta leão e disse-lhe:

– Minha carochinha, queres ser tu o anel do meu dedo?

– Oh! Que fofinho, mas não, és muito grande para mim… – respondeu-lhe ela.

Seguidamente apareceu o gato Jonas, perguntando-lhe:

-Serei eu o teu príncipe?

-Sim, és o ideal para mim, queres jantar aqui comigo?

-Claro que sim! – respondeu ele, com entusiasmo.

Passado uma hora e meia já o gato, mais que impaciente e cheio de fome, perguntou‑lhe:

-Demoras muito, Carochinha?

-Ainda falta um pouco…

O gato, furiosamente, chegou perto dela e deu-lhe uma dentada. Saboreou, lambeu os beiços e apercebeu-se que as carochas eram deliciosas…

Antes que a Carochinha pudesse fugir, o gato Jonas pôs-lhe as garras e devorou-a.

Daí para a frente, pôs-se ele à janela a cantar:

-Qual é, qual é, a Carochinha que comigo quer casar?

Autoras : Paula Cristina Oliveira e Silva,  Silvia Isabel Pereira Rodrigues e Ana Rita de Jesus Pataca, alunas da turma do 8ºB.

Nota do Ares da Ria:  recebemos várias  “recriações” elaboradas por  alunos do 8º ano nas aulas da disciplina de língua portuguesa que iremos publicando durante este período. Bom trabalho!

No comments yet

Deixe uma Resposta

