Skip to content

Recriação de narrativas tradicionais (3)

04/03/2013

contador

O sal e água

                Um homem chamado Salmão tinha três mulheres e, como prenda de bodas de prata, ofereceu a cada uma 25.000 euros em sal, que naquela terra funcionava como moeda de troca.

Salmão pretendia escolher uma das três mulheres e divorciar-se das outras e resolveu que ia escolher a que gastasse melhor o sal.

– Decidi escolher uma das três para viver eternamente comigo, porque financiar três mulheres em tempos de crise é obra! Ofereço-vos então 25.000€ em sal, esperando que cada uma os use para provar o quanto me amam.

Safira, a primeira esposa, dirigiu-se a “Salmantes”, uma loja de diamantes caríssimos. Trocou o sal por jóias requintadas e valiosas.

Sabrina, a segunda mulher, gastou o sal em sapatos na Salpataria de um sapateiro famoso.

Saline, terceira, recente e última mulher, investiu o sal em ações e ficou muito rica.

Encontraram-se os quatro em casa, ao fim de algum tempo, e Salmão exclamou:

– Tu, Saline, que usaste o meu dinheiro para ganhar o teu próprio dinheiro, faz as trouxas e sai. Quanto a ti, Sabrina, os teus sapatos horrendos, cruzes… por isso acompanha a Saline. E tu, Safira, minha jóia, és a luz dos meus diamantes.

Mas alguns anos mais tarde, Salmão perdeu todas as suas posses, ficando falido, e então surgiu-lhe a magnífica ideia de recuperar Saline.

Quando a chamou à sua presença, esta foi a resposta da mulher:

                – Tu, Salmão, queres pôr as mãos no meu sal? Agora sou uma mulher independente! Desempara-me a loja, e vai para tua casa comer a sopa sem sal, o bacalhau sem sal, a carne branca sem sal, que também me deixaste insonsa.

Autoras – Jéssica Silva,Jéssica Brás,Cátia Santos

Nota do Ares da Ria:  recebemos várias  “recriações” elaboradas por  alunos do 8º ano nas aulas da disciplina de língua portuguesa que iremos publicando durante este período. Bom trabalho!

No comments yet

Deixe uma Resposta

