Skip to content

O CÓDIGO DE BARRAS E … OS EXAMES NACIONAIS

02/10/2014

O CÓDIGO DE BARRAS E … OS EXAMES NACIONAIS

c1

No dia-a-dia utilizamos objetos marcados com um conjunto de barras e uns algarismos. Estão presentes nos mais variados produtos embalados, inclusive nos manuais escolares que usamos no nosso quotidiano escolar. Este sistema revolucionário veio facilitar o processamento das compras, o controlo do stock e a circulação de mercadorias, entre outras, através da leitura ótica e da sua conversão por um programa de computador, que transforma as barras em letras e/ou números.

Existem vários tipos de códigos de barras, um dos quais é o ISBN associado aos livros, que bem conheces. O código mais comum é composto por 13 dígitos e atribuído pela GS1, entidade formada por 108 organizações que operam em mais de 150 países.

Outro tipo de código está associado a letras. Por exemplo, a palavra MATEMÁTICA teria o seguinte código de barras, gerado pelo simulador no sítio codigodebarrasean.com, em julho de 2014:

c2

Os algarismos associados aos códigos de barras têm o seu significado. Todos os que começam por 560 estão relacionados com empresas nacionais, por exemplo.

Utilizando um gerador de códigos de barras no sítio invertexto.com, em julho de 2014, quisemos associar a um código com 13 dígitos os fabulosos resultados obtidos pelos teus colegas do 9ºA e do 9ºB, da Escola P. António Morais da Fonseca, na Prova Final de Ciclo do 9º ano, na disciplina de Matemática, no ano letivo 2013/2014. Optamos pelo tipo Code 128 e obtivemos o código apresentado no início deste texto. E qual o seu significado? Vejamos:

c3

80 – Significa que 80% dos alunos internos das turmas 9ºA e 9ºB alcançou nota positiva na Prova de Matemática, bem superior à percentagem de sucesso a nível nacional;

53 – Significa que, em termos nacionais, a percentagem de sucesso foi de 53%;

144 – Significa que 14 alunos das turmas 9ºA e 9ºB obtiveram nível 4 na Prova de Matemática;

25 – Significa que 2 alunos das turmas 9ºA e 9ºB obtiveram nível 5 na Prova de Matemática;

1314 – O ano letivo 2013/2014 onde se registaram estes fabulosos resultados.

Sendo certo que em anos anteriores também se registaram bons resultados, não deixa de ser uma forma peculiar de se eternizar aquilo que não mais poderá ser esquecido, de uma forma lúdica e divertida, e com a Matemática envolvida.

Prof. Victor Freitas

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: